Regulamento ABRAFITO

NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS

 PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS  06 de junho de 2024

DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS 19/06/2024

 

ATENÇÃO AUTORES

- Os resumos devem ser submetidos através do formulário on-line, acessado na sua área restrita que será liberada somente após a inscrição no evento.

- Confira inicialmente a área (Medicina ou Fisioterapia) e a subárea que você deseja submeter o seu trabalho, levando em conta o tema central que mais se adequar ao seu estudo.

- O sistema lhe informará como inscrever corretamente o resumo, seguindo todos os campos a serem preenchidos. 

- O sistema de submissão online poderá restringir a contagem de palavras.

- O formulário de submissão permite que você armazene seu resumo como RASCUNHO até o prazo final, PORÉM, finalizado o prazo, caso não sejam enviados, os rascunhos serão excluídos.

- Confiram o trabalho e as informações solicitadas antes do envio final a fim de evitar erros.

 Para submissão, clique em ENVIAR TRABALHO, informando e-mail e senha (registrados no momento da inscrição), e então siga os passos até concluir o envio do resumo.

OBS: Não serão aceitos ajustes no resumo e inclusão de autores após o envio, bem como, não serão aceitos trabalhos submetidos fora das normas propostas.

- Após o envio do resumo, você receberá um e-mail confirmando a submissão bem-sucedida. Se você não receber um e-mail de confirmação, entre em contato com a secretaria do evento através do e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

- Após a submissão, o autor correspondente é responsável por informar aos demais autores sobre o status do resumo.

- Por favor, não envie várias cópias do mesmo resumo.

- Todos resumos serão revisados com base nos valores científicos e implicações clínicas e, após os pareceres da comissão científica, serão escolhidos os trabalhos aprovados no formato de pôster e aqueles destinados para apresentação oral.

- Prêmios de Melhor Trabalho na Fisioterapia: Os três melhores trabalhos de todas as subáreas da Fisioterapia serão selecionados para apresentação oral e ganharão a premiação que será entregue durante a cerimônia de premiação.

Importante:

Ao submeter seu trabalho você garante que:

- Todos os coautores estão cientes do conteúdo do trabalho.

- Obteve o consentimento de todos os coautores para submeter o resumo a V JORNADA GAÚCHA DA ABRAFITO.

- Os coautores e você concordam em liberar os direitos autorais da V JORNADA GAÚHA DA ABRAFITO para publicar seu trabalho eletronicamente e/ou em outros formatos. (por exemplo, em anais, página da conferência, livro de programa eletrônico e formato impresso).

 

Instruções para submissão de resumos

Áreas para submissão

- O autor deverá escolher a área de interesse para submissão do seu trabalho sendo a área da MEDICINA ou FISIOTERAPIA.

 - Para as submissões de trabalho, os autores deverão selecionar a área e a subárea que mais se adequar ao tema central do seu estudo, sendo:

 

Área da Medicina

Subárea:

- Coluna
- Ombro

- Cotovelo, punho e/ou Mão
- Quadril
- Joelho

- Pé e/ou tornozelo
- Traumatologia do esporte
- Outros

 

Área da Fisioterapia

Subárea:

- Fisioterapia nas lesões dos membros superiores

- Fisioterapia nas lesões dos membros inferiores

- Fisioterapia nas lesões da coluna vertebral

- Recursos terapêuticos em fisioterapia

- Envelhecimento ortopédico

- Dor

- Inovações tecnológicas em ortopedia e traumatologia

NORMAS:

- O resumo deve estar escrito no formato estruturado, em um único parágrafo e conter apenas texto com informações pertinentes à Introdução e Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões do trabalho.

- O número máximo de caracteres para o corpo do resumo é de 3.500 (com espaços).

- A fonte e tamanho dos caracteres usados deve ser padrão em todo corpo do texto (Recomendamos definir a Fonte e o tamanho dos caracteres).

- Os trabalhos envolvendo seres humanos devem seguir a resolução no 466/2012 e as normas do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e os trabalhos envolvendo animais devem seguir as normas do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA).

- Em casos de pesquisas envolvendo seres humanos ou animais, recomendamos conter no corpo do texto o número do CEP ou CEUA.

- O autor da submissão deve ser o autor apresentador, mas não necessita ser o primeiro autor do trabalho.

- Não serão aceitos resumos enviados por e-mail.

- Não há limite de trabalhos por autor.

- Não há limite de autores por trabalho.

- Poderão ser submetidos quaisquer tipos de estudos, independente do seu delineamento metodológico (ex: revisões sistemáticas, ECR, estudos de caso, protocolos de ECR, estudos com dados preliminares, etc...)

- Não serão aceitos resumos fora das subáreas previamente estipuladas.

- Para quaisquer outros casos não descritos aqui, os mesmos serão analisados pela comissão científica do evento.

 

 

Normas para formatação e apresentação dos trabalhos

PÔSTER

- O pôster deverá ser auto-explicativo, obedecendo à dimensão total de 90 cm de largura x 120 cm de altura, tipo Banner.

- Os painéis deverão apresentar letras visíveis a uma distância de 2 metros.

- Os materiais para a montagem e a fixação dos painéis serão de responsabilidade da equipe de organização.

- O apresentador é responsável pela colocação e retirada do pôster no local da exposição, cujo espaço estará identificado bem como pelos materiais para fixação do seu trabalho.

- Na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.

OBS 1: Os autores deverão reconhecer quaisquer fontes de financiamento que apoiaram o trabalho ao final do texto. Se o trabalho não foi financiado, desconsiderar essa informação.

OBS 2: Os autores deverão reconhecer quaisquer fontes de conflito de interesse do trabalho ao final do texto. Se não houver nenhum conflito de interesse, desconsiderar essa informação.

 

- ESTRUTURA DOS POSTERES: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusão e Referências bibliográficas.

- FIXAÇÃO E APRESENTAÇÃO: Os painéis ficarão em exposição durante o turno em que o trabalho for apresentado, devendo ser retirado apenas ao final do mesmo. Os autores deverão permanecer no local durante o dia e horário da exposição de seu pôster.

 

 

APRESENTAÇÃO ORAL

- Os três melhores trabalhos de todas as subáreas da Fisioterapia serão selecionados para a apresentação oral que deverão obrigatoriamente seguir as seguintes normas:

- Deverá ser editada através do software PowerPoint® ou compatível. Recomenda-se que o autor teste a apresentação e traga o arquivo gravado em pelo menos duas mídias diferentes.

- Os trabalhos serão analisados e julgados segundo os seguintes critérios:
a) originalidade;
b) metodologia;
c) apresentação;
d) objetividade;
e) organização;
f) referências bibliográficas;

- A infra-estrutura disponível para a apresentação será: um computador, projetor multimídia e tela para projeção; outros equipamentos ou ferramentas deverão ser trazidos pelo apresentador.

- O tempo máximo de apresentação será de 10 minutos, sendo que a banca avaliadora terá mais 10 minutos para perguntas.

- Os trabalhos serão analisados levando-se em conta o corpo do texto e a apresentação oral. Ao final, será atribuída uma nota ordenando os melhores trabalhos da VI JORNADA GAÚCHA DA ABRAFITO. Os trabalhos submetidos serão pontuados conforme a tabela abaixo:

RELEVÂNCIA DO TEMA

(0 a 5 pontos)

(      ) o autor dimensiona o interesse do assunto e contribui a prática clínica do fisioterapeuta;

(máx 2,5)

(     ) o tema do trabalho é relevante para área e subárea selecionada.

(máx. 2,5)

 

ANÁLISE E CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA PROPOSTO

(0 a 10 pontos)

(     ) a introdução é objetiva;

(máx. 2,5)

(      ) delimita o tema e apresenta o problema de trabalho pertinente;

(máx. 2,5)

(      ) inclui dados relevantes de outros estudos sobre o tema apresentado;

(máx. 2,5)

(     ) justifica a importância do estudo e a comunicação dele à comunidade clínica/científica.

(máx. 2,5)

 

ANÁLISE DOS OBJETIVOS

(0 a 5 pontos)

(     ) o objetivo geral reúne os objetivos específicos; os objetivos específicos estão coerentes com o objetivo geral.

(máx. 5)

 

ANÁLISE METODOLÓGICA DE ESTUDOS QUE ENVOLVEM SERES HUMANOS OU ANIMAIS

(0 a 30 pontos)

(      ) identifica o tipo de pesquisa, população e amostra selecionadas;

(máx. 5)

(      ) os sujeitos do estudo foram alocados nos grupos de forma randomizada e secreta;

(máx. 5)

(      ) os sujeitos e/ou os avaliadores participaram de forma cega do estudo;

(máx. 5)

(      ) apresenta claramente os critérios de elegibilidade;

 

(máx. 5)

(      ) apresenta o número do CEP, CEUA, REBEC/Clinical Trial ID (quando aplicável);

(max. 3)

(     ) descreve e apresenta adequadamente métodos, equipamentos e procedimentos adotados e justifica o método de análise dos dados.

(máx. 7)

 

ANÁLISE METODOLÓGICA PARA OS ESTUDOS DO TIPO REVISÃO

(0 a 30 pontos)

(      ) apresenta fluxograma completo de informação do estudo completo conforme preconizado pelas diretrizes científicas;

 

 

Pontuação: 10

(máx. 10)

(      ) apresenta claramente os critérios de elegibilidade e esses condizem com o desfecho principal do estudo;

(máx.15)

(      ) apresenta o número do Registro (por exemplo: PROSPERO) – quando aplicável.

(máx. 5)

 

RESULTADOS E CONCLUSÃO

(0 a 20 pontos)

(       ) os resultados estão expostos de forma simples possibilitando o entendimento do clínico e apresentam testes estatísticos adequados para responder o desfecho principal do estudo;

(máx. 7)

(      ) apresentação  dos resultados (com gráficos/tabelas, se conveniente),  sua   relevância e coerência com os objetivos propostos;

(máx. 7)

(     ) a conclusões está adequada e, é coerente com o objetivo do estudo.

(máx. 6)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

(0 a 5 pontos)

(      ) As referências utilizadas no corpo do texto e na apresentação são de boa qualidade metodológica, estão publicadas em boas revistas científicas e são atuais.

(máx. 5)

 

APRESENTAÇÃO ORAL

(0 a 25 pontos)

(     )  qualidade da sustentação oral quanto ao domínio do tema.

(máx. 10)

(     ) organização e qualidade da apresentação gráfica ou recursos audiovisuais.

(máx. 10)

(      ) pontualidade.

(máx. 2)

(     ) postura pessoal (comportamento e desenvoltura).

(máx. 3)

PONTUAÇÃO FINAL:

 

Nome do avaliador:___________________________________________________

 

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